top of page
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
30ª Semana de Letras

Preconceito, Rexistência, Transformação

Carta de Apresentação

       Já dizia Heráclito que ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois, quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Dessa forma, é inerente ao ser humano a capacidade de modificar a si próprio e a natureza ao seu redor. Sendo essa nossa condição de existência, a língua, constantemente passível à modificação, carrega em si a história, a cultura e as visões de mundo de cada sociedade.
      Em um contexto contemporâneo de fortes tensões sociais, faz-se necessária a reflexão sobre como essas questões dialéticas se apresentam no âmbito literário, linguístico e pedagógico. Pensando nessas premissas, a comissão da 30ª Semana de Letras orgulhosamente apresenta o tema Preconceito, Rexistência e Transformação.
      Entendendo preconceito como conceitos sem reflexão, enraizados em uma cultura de base excludente, surge a Resistência: manifestações de grupos marginalizados contra um sistema que privilegia uma parcela da sociedade em detrimento de outra.  Tal resistência é o que promove a transformação de conceitos pré-estabelecidos socialmente. Com nossos ciclos de palestras, discussões e mesas redondas, pretendemos viabilizar, esclarecer, enriquecer e provocar o pensamento crítico sobre essas realidades nos domínios linguísticos, literários e pedagógicos.
      Para simbolizar o tema escolhido, elegemos como logotipo da 30ª Semana de Letras a união de perfis, com diferentes características, representando a diversidade antropológica. Dessa forma, a comissão convida professores, pós-graduandos, graduandos e toda a comunidade interna e externa à Universidade a participarem desse evento de tamanha importância social e política.
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
Sobre & Assine
bottom of page